A Black Friday surgiu nos Estados Unidos como parte das comemorações do Dia de Ação de Graças, feriado muito popular no país, onde as famílias se reúnem para confraternizar e agradecer. A data ocorre tradicionalmente na 4ª sexta-feira de novembro (um dia após o feriado de Ação de Graças) e consiste em uma mega ação de vendas com descontos que chegam a até 70%.
A Black Friday está ligada, tradicionalmente, ao Dia de Ação de Graças. A data remonta ao ano de 1621 e marca o evento em que nativos americanos e colonos ingleses se juntavam para uma ceia em comemoração às boas colheitas do ano. No Brasil, o dia de ação de graças não faz muito sentido, já que está culturalmente ligado à colonização britânica na América do Norte.
Se hoje usamos o termo Black Friday para nos referir à 4ª sexta-feira de novembro e como data que marca o período de grandes promoções de varejo, nos primórdios ele já foi usado para designar diversos acontecimentos. O primeiro registro foi em 1869, quando uma dupla de acionistas resolveu comprar enormes quantidades de ouro dos EUA, por especulação, com o objetivo de vender por preços bem maiores. No mês de setembro daquele ano, porém, o mercado de ouro literalmente quebrou, deixando esses e outros investidores, além de empresas, arruinadas. O termo black foi usado para se referir àquela trágica sexta-feira.
A Black Friday, aos moldes do que conhecemos hoje, surgiu bem depois, nos anos 1960. A história conta que policiais de Filadélfia, nos Estados Unidos, usavam o termo para se referir justamente à sexta-feira após o Dia de Ação de Graças, data em que ocorria um tradicional jogo de futebol americano universitário que atraía muita gente à cidade. Com o alto movimento, os comerciantes locais realizavam grandes promoções para atrair clientes. Mas a verdade é que o termo e as promoções pós-ação de graças ganharam popularidade nos Estados Unidos a partir dos anos 80.
No Brasil, a Black Friday começou a ganhar a importância em 2010, já pela internet, quando o site Busca Descontos fez uma ação semelhante à Black Friday americana, com grandes ofertas durante as 24h do dia. Cerca de 50 lojas online apostaram na iniciativa e também se juntaram ao projeto. De lá para cá, a Black Friday brasileira tomou corpo e tem se destacado como a data mais importante do varejo nacional.
A Black Friday surgiu nos Estados Unidos como parte das comemorações do Dia de Ação de Graças, feriado muito popular no país, onde as famílias se reúnem para confraternizar e agradecer. A data ocorre tradicionalmente na 4ª sexta-feira de novembro (um dia após o feriado de Ação de Graças) e consiste em uma mega ação de vendas com descontos que chegam a até 70%.
A Black Friday está ligada, tradicionalmente, ao Dia de Ação de Graças. A data remonta ao ano de 1621 e marca o evento em que nativos americanos e colonos ingleses se juntavam para uma ceia em comemoração às boas colheitas do ano. No Brasil, o dia de ação de graças não faz muito sentido, já que está culturalmente ligado à colonização britânica na América do Norte.
Se hoje usamos o termo Black Friday para nos referir à 4ª sexta-feira de novembro e como data que marca o período de grandes promoções de varejo, nos primórdios ele já foi usado para designar diversos acontecimentos. O primeiro registro foi em 1869, quando uma dupla de acionistas resolveu comprar enormes quantidades de ouro dos EUA, por especulação, com o objetivo de vender por preços bem maiores. No mês de setembro daquele ano, porém, o mercado de ouro literalmente quebrou, deixando esses e outros investidores, além de empresas, arruinadas. O termo black foi usado para se referir àquela trágica sexta-feira.
A Black Friday, aos moldes do que conhecemos hoje, surgiu bem depois, nos anos 1960. A história conta que policiais de Filadélfia, nos Estados Unidos, usavam o termo para se referir justamente à sexta-feira após o Dia de Ação de Graças, data em que ocorria um tradicional jogo de futebol americano universitário que atraía muita gente à cidade. Com o alto movimento, os comerciantes locais realizavam grandes promoções para atrair clientes. Mas a verdade é que o termo e as promoções pós-ação de graças ganharam popularidade nos Estados Unidos a partir dos anos 80.
No Brasil, a Black Friday começou a ganhar a importância em 2010, já pela internet, quando o site Busca Descontos fez uma ação semelhante à Black Friday americana, com grandes ofertas durante as 24h do dia. Cerca de 50 lojas online apostaram na iniciativa e também se juntaram ao projeto. De lá para cá, a Black Friday brasileira tomou corpo e tem se destacado como a data mais importante do varejo nacional.